Quarta, 29 de junho de 2016 às 14:57

Grande participação de idosos de Capitão em Palestra sobre doenças que acometem a saúde


Na tarde de quarta-feira, 28, foi promovido através das Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Capitão, uma palestra sobre cuidados e prevenção de doenças que acometem os idosos.

As doenças infecciosas e os acidentes continuam com muitos registros, mas a maior parte da carga de doença da terceira idade no Brasil é por causa das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes e as consequências da hipertensão arterial (pressão alta).

O médico Dr. Cristiano Alex Moreira que está à frente do projeto forneceu orientações para a terceira idade.

 

A Psicóloga Adriely portes que também está à frente deste projeto ficou surpresa com a grande participação de idosos.As Doenças mais comuns nos idosos são:

Derrames (acidente vascular cerebral POP AVC); Pneumonia; Câncer; Enfisema e bronquite crônica; Infecção urinária; Osteoporose; Diabetes; Osteartrose; Mal de Parkinson; Alzheimer.

A visão pode ser afetada em diferentes aspectos como percepção de cores, campo visual, visão noturna, visão de perto, de longe e as principais etiologias são catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade.

O envelhecimento poderá ser tranquilo ou não, de acordo com a capacidade funcional que a pessoa conseguir manter ao chegar à terceira idade, Por isso, atitudes preventivas, como alimentação e atividades físicas, entre outras, são importantes.

 
Ouça a reportagem completa de Wesley Soares

 

Fonte: Redação

Veja também: