Quarta, 24 de agosto de 2016 às 13:52

70% dos imóveis Rurais de Capitão já estão com o Cadastro Ambiental Rural em dia


O Paraná tem 353 mil imóveis rurais inseridos no CAR, Cadastro Ambiental Rural. Foram registrados no Sicar, o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural, 95% dos imóveis rurais, o que representa 94% da área passível de cadastro em todo o Estado.
Os números foram apresentados pelo IAP, Instituto Ambiental do Paraná.No Paraná, o cadastramento dos imóveis envolveu o trabalho de diversas secretarias e outras entidades parceiras.
Em Capitão Leônidas Marques, o numero de cadastros está na faixa de 70% dos imóveis cadastrados, é o que avalia o Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais do município, Claudio Zeni.

Para a diretora de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP, Mariese Cargnin Muchailh, o relatório mostra o sucesso do trabalho de incentivo que o Governo do Estado fez com entidades para garantir que ninguém perdesse os benefícios previstos em lei.

A divulgação também serviu para apresentar propostas para a integração dos dados do CAR com o Sistema de Gestão Ambiental utilizado pelo IAP no licenciamento ambiental. A diretora explica que a integração dos dados facilita o processo para os produtores rurais.

O CAR também possibilita a integração das informações ambientais de todo o País. A intenção é a de controlar, monitorar e combater o desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil. De acordo com Mariese, Com o uso dos sistemas, espera-se melhorar o monitoramento.

O prazo final para fazer o cadastramento das propriedades rurais vai até 31 de dezembro de 2017. Após essa data os cadastros poderão ser feitos, porém, com a perda de alguns benefícios, como a possibilidade de continuar utilizando áreas consolidadas e dificuldade para obter licenciamento ambiental. O CAR é uma informação declaratória e de responsabilidade dos proprietários rurais, que poderão fazer o cadastro diretamente no site www.car.gov.br.

 

Fonte: Redação

Veja também: